Elaboração de Currículo

Todo profissional deve sempre possuir um currículo bem elaborado, independente se está buscando ou não por nova colocação.

Todo profissional pode ser abordado por um Consultor de RH (ou Head Hunter) a qualquer momento, podendo ser desconsiderado se não apresentar seu currículo imediatamente.

Público destinado

Para profissionais de todos os níveis de posição e áreas de atuação, que necessitam, EXCLUSIVAMENTE, de reelaboração de currículo (atualização de seu currículo atual, transformando-o num novo currículo) ou de um currículo elaborado pela primeira vez (partindo do zero), contando o que já construiu profissionalmente (ou seja, do PASSADO ATÉ HOJE; para ambos os casos).

Já são mais de 400 profissionais atendidos no Brasil e Exterior (brasileiros residentes no exterior, como Cuba, África, França, Inglaterra e Irlanda).

Meu Trabalho (etapas do trabalho):

1) Elaboração do currículo (reelaboração ou elaboração partindo do zero): elaboro um currículo personalizado (não utilizo modelos) com as informações escritas de forma franca, clara e organizada, o que ajuda o Consultor de RH a enxergar a experiência do profissional e seu potencial, antes mesmo de entrevistá-lo.

Elaboro um currículo exemplificado e não teórico (descrição de cargos), contando as atividades e/ou projetos que o profissional liderou e/ou participou, incluindo os resultados obtidos (quando houve e se necessário).

Não é revisão nem análise do currículo antigo, é ELABORAÇÃO de um currículo novo partindo do zero ou utilizando, como ponto de partida, o currículo que o profissional já possua, e, tudo isto, com base na minha experiência de 24 anos em RH.

2) Criação ou atualização da página do profissional no LinkedIn, mediante fornecimento de login e senha (o profissional pode redefinir uma senha para minha utilização, se preferir).

3) Criação da E-mail de apresentação (conhecida como “carta” de apresentação)

4) Orientação para divulgação do currículo por parte do profissional contratante: encaminharei uma lista de consultorias de RH para o profissional cadastrar seu currículo novo. Considerando que nem todas as vagas são divulgadas abertamente por envolver troca de profissional, recomendo que o profissional encaminhe seu currículo as consultorias mesmo se não vir qualquer vaga anunciada; muitas são conduzidas nos bastidores. Oferecerei orientações simples sobre LinkedIn também, que é importante – talvez, a principal – ferramenta de divulgação de vagas.

Como é o processo:

1) Por se tratar apenas de reelaboração de currículo (atualização) ou elaboração de um pela primeira vez, todo o processo (de ponta a ponta) é realizado à distância (tudo por e-mail).

2) Criei uma metodologia que é coerente com a maneira que gosto, confio e funciona para mim, que me ajuda verdadeiramente a ELABORAR as informações, e que é coerente, também, com o resultado final do trabalho que entrego (currículo = material escrito).

3) O currículo do profissional, em qualquer condição que estiver, me servirá apenas como ponto de partida (aqueles que não possuírem currículo, responderão a um questionário inicial, que me servirá como ponto de partida também). A partir dele, criarei questões para mapear as responsabilidades e encaminharei para o profissional respondê-las com calma, o que permite se lembrar das situações/experiências que viveu no trabalho e os detalhes delas, o que já ocorreu, diversas vezes, destes serem identificados por mim, com base na minha experiência de mais de 24 anos em RH, como um diferencial a ser valorizado no currículo.

Tempo de duração do processo: Leva-se cerca de 2 semanas para concluir todo o processo (todas as etapas acima), considerando o tempo que preciso para elaborar questões e informações e que o profissional precisa, também, para responder as questões com calma. Contudo, o importante é o processo fluir e ser leve, mesmo que necessite de mais dias.

O que você precisa saber:

Não posso atender casos de urgência, pois se trata de elaboração de informações, que demanda horas de trabalho, além do respeito pelos atendimentos em andamento e aos novos compromissados. O tempo de duração do atendimento é realmente o mencionado acima.

Como meu trabalho cresceu e devido ao número de contatos que recebo diariamente (domingo a domingo), não consigo mais atender chamadas telefônicas e nem realizar encontros presenciais como fazia, para, também, não comprometer o rendimento dos atendimentos, que me exige concentração para elaborar as informações.

Os profissionais que precisam de um direcionamento de carreira, ou mesmo conversar sobre mudança de área de atuação, futuro e crescimento profissional, recomendo que contatem um profissional de Coaching, que é o profissional certo para esta necessidade, que não é o meu trabalho. Profissionais de Coaching são encontrados através de pesquisa no LinkedIn e Google.

Meu trabalho não é recolocação. Não conduzo processos de recolocação, porque não tenho como prever quando uma empresa abrirá uma vaga nem tampouco se avaliará todos os currículos recebidos. Portanto, não divulgo currículos.

Contatos: Para fornecer maiores informações (valor), solicito que o profissional encaminhe para angelica@angelicatosta.com.br, o currículo que tem utilizado, mesmo que antigo, para que possa avaliá-lo. Caso não possua nenhum currículo, basta me informar (através do e-mail:angelica@angelicatosta.com.br) o cargo que ocupa ou o último ocupado.

Muito obrigada!

Angelica Tosta

Deixe uma resposta